Ana Mobile (46)

1. Economia na conta de energia elétrica
Adotar uma estrutura fotovoltaica em casa é um dos caminhos mais rápidos e eficazes de ter economia significativa na fatura de energia elétrica. O fato é que a redução do valor pode chegar até 95%.
O que acontece é que, assim que o sistema entra em ação, todos os meses a sua conta informa não apenas quantos kWh você consumiu, mas quantos kWh gerou também. Quando sua casa ou empresa gera mais do que gasta (o que normalmente acontece), a produção se paga e o excedente se transforma em créditos de energia para as próximas faturas.

2. Sustentabilidade
Por ser renovável e inesgotável, o sol é uma das fontes de energia mais sustentáveis do mundo. A produção de eletricidade por meio das placas fotovoltaicas não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2), gases poluentes que contribuem para o aquecimento global. Autossuficiente e limpo, o sistema vai promover o suficiente para suprir a demanda diária da casa ou empresa sem prejudicar o meio ambiente.

3. Valorização do imóvel
O uso de energia solar também deve elevar o preço de residências e estabelecimentos comerciais no mercado imobiliário. No longo prazo, o preço do imóvel pode valorizar até 30%, atraindo a atenção de compradores que se interessam por esse tipo de solução sustentável. Afinal, ela já estará instalada e pronta para usar.

4. Retorno sobre o investimento
É fato que a instalação de placas solares exige certo investimento inicial. Mas a possibilidade de produzir eletricidade por meio da conversão da luz solar faz com que o dinheiro aplicado retorne a longo prazo. Em primeiro lugar, porque há opções de financiamento para essa solução em até sete anos, enquanto a durabilidade do sistema e a economia financeira que ele proporciona são de 25 a 30 anos – desde que a manutenção seja feita como recomenda o fornecedor.

5. Fácil instalação e manutenção
Além da economia de energia e longa durabilidade, o sistema oferece instalação simples e sem burocracia. Já a parte de manutenção (dividida em três tipos) exige apenas atenção periódica – de acordo com condições ambientais do local, tecnologia selecionada e variações sazonais – para manter o potencial dos painéis. Na preditiva, você avalia se as placas estão arranhadas, rachadas ou quebradas. Na preventiva, é o momento de limpar sujeira, folhas secas e poeira. Já a corretiva, se necessária, fica a cargo da assistência técnica da empresa fornecedora.
Fonte: portalsolar